Quando se ensina a uma criança que não há nada que ela não possa fazer, que lhe é possível alcançar tudo o que existe de bom...está-se a criar um adulto capaz para mudar o mundo, para o transcender...
Hoje olhava para o M. com os seus dois aninhos enquanto ele lia (à sua maneira) a Visão...e esta ideia não me saía de cabeça.
As crianças tem mesmo que crescer imbuídas na crença que têm tudo à sua espera, e ser incentivadas na sua competência inata para poder transformar aquilo que vão encontrar...O poder criador da paternidade não se esgota na fusão dos gâmetas, muito pelo contrário, só se consolida verdadeiramente na criação/acompanhamento de um ser em direcção à sua crescente autonomia, no processo de individuação conducente àquilo que eu entendo como o sentido da vida: a possibilidade de cada um fazer efectivamente a diferença.

Comentários

DaJe disse…
Concordo. Se não as fizermos acreditar que conseguem mudar o mundo desde crianças, elas próprias nunca irão acreditar nesse seu potencial poder e o risco é a conformidade.
Anónimo disse…
Tens razao... :)
Sandro disse…
Eu acho que a criança tem sorte em ter-te como uma influência na vida dela...
Assim como eu tenho!
Um beijo
Richie disse…
"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança."
(A. Gedeão)

Há que fazer crescer a criança com esse sonho dentro dela... que o mundo pula e avança se realmente acreditarmos que o podemos mudar/transformar/melhorar! Cada um de nós... cumprindo a sua parte!

mood, como sabes, gosto mt de te ouvir falar do "teu" M. E sei que o ajudarás a acreditar que tudo é possível! És um dos "jardineiros" que cuidam dessa "plantinha" em crescimento. "Plantinha" que está em excelentes mãos :o)

Beijinhos grandes

P.S.- Já tenho saudades tuas. O meu "blog de poemas escolhidos" :o) anda parado, eu sei... mas em breve voltarei a postar.
Guima disse…
Somos nós que temos de dar essa força, e mostrar que vale sempre a pena crescer com vontade de mudar, fazer mais e melhor...
bjs

Mensagens populares